terça-feira, 7 de junho de 2011

Desenho de Moda: Ilustração

[2004, David Downton. Ilustração para "V magazine". Tinta e Guache.]

Ah, sou muito suspeita pra falar de ilustração de moda. É uma das partes que mais gosto.

Gosto porque, além de ter todas as estilizações do Croqui, na minha opinião, é o estilo de desenho que se tem mais liberdade para trabalhar (como já havia comentado por aqui). Pode-se dizer que, na ilustração de moda não há regras. Depende do estilo de cada artista. Você pode ter um traço mais realista ou mais rascunhado, rabiscado. Isso porque, a ilustração deve transmitir a idéia da coleção, o sentido subjetivo da roupa. Talvez, seria o que você sente ao vestir determinada roupa.

[2000, Graham Rounthwaite, propaganda para Levi Jeans. Adobe Photoshop.]

[2004, David Downton. Propaganda para a coleção de setembro do Ateliê TopShop's. Tinta e guache.]

Desde o começo do que podemos chamar de ilustração de moda, o que era retratado, era a roupa que se vestia por personalidades notáveis, ou não. O que se queria era representar as roupas vestidas para poder, de certa forma, divulgá-las. Algo que influenciava os artistas eram os movimentos artísticos de cada época, dando uma identidade para cada desenho. As ilustrações ficaram muito populares, impressas em capas e editoriais de revistas, até que veio a fotografia, tirando um pouco a popularidade da ilustração. Ainda assim, hoje a ilustração é muito valorizada, não só para revistas, mas sites, editoriais, folhetos, identidade visual...

[1933, Erté. Capa para "Harper's Bazaar" junho.]

[1944, Anônimo. Propaganda para o "Art Institute of Pittsburgh".]

Também já comentei aqui, sobre um livro : “Fashion Illustrator”. É muito completo se você está buscando uma definição para a ilustração de moda e o que faz um ilustrador. Recomendo!

É bastante válido, se você quer seguir nesta área ou mesmo para conhecer um pouco mais sobre o assunto, visitar sites com os portfólios de ilustradores. Podendo tirar inspiração quando se é iniciante. A intenção não é copiar, claro, apenas ver o que já foi feito e como foi feito. Bom também é testar variadas técnicas até encontrar seu próprio estilo e com qual você se sente mais à vontade para trabalhar.

[2002, David Remfry, Stella McCartney. Grafite.]

[2003, Jason Brooks, Versace para "Vogue Pelle". Caneta, tinta e Adobe Photoshop.]

[2001, Kareem Iliya. Feita para o "Chicago Tribune".]

[2003, Jean- Philippe Delhomme. Ilustração de Christian Lacroix para "Madame Figaro".]

Acho que os portfólios online merecem um post individual (se não, este aqui pode ficar muito comprido e enfadonho... heheh). Então, aguardem o que vem por aí!

[imagens: 100 Years of Fashion Illustration]

Até mais!

4 comentários:

Mari Rozendo disse...

Muito bem escrito. Adorei as ilustrações! Parabéns pelo blog, acompanho sempre :)

Davi Valukas disse...

Muito legal essa matéria. Aprecio o lado estético da moda... parabéns

Anônimo disse...

Olá mto obrigada por passar pelo blog e pelo comentário. Mto legal ter um blog como o seu de moda com conteúdo, tá cada vez mais difícil.
Volte sempre, Bjs!

Anônimo disse...

Olá,

O seu post foi indicado e publicado no site Links a La Mode, o agregador de links que reúne os melhores blogs de moda do Brasil. Veja:http://linksalamode.com.br/2011/06/agreagador-de-links-de-moda-desenho-de-moda-ilustracao

Mande seus links para nós e aumente a visibilidade do seu blog na web.

Seja tbm nosso parceiro! Conheça as vantagens de fazer parte do Links a la Mode. Sabia como enviando-nos um e-mail.

Att,

Equipe Links a la Mode
http://www.linksalamode.com.br
@linksalamode