sábado, 14 de maio de 2011

O Desenho na Moda

Pensei em fazer um post de introdução sobre o tema. Já que, pra maio, resolvemos aprofundar mais sobre o desenho de moda.

Na moda, o desenho tem funções diferentes, e, para cada função, um tipo de desenho diferente. Como esse é um post de introdução, serei breve na descrição, mas nas próximas semanas, os posts serão mais detalhados.

Bem, percebemos só de olhar para um desenho de moda, que nele a figura humana é estilizada: o corpo é constituído por 8,5 vezes a medida da cabeça, já a proporção “normal” de um corpo humano é de apenas 8 vezes a medida da cabeça. A meia cabeça a mais, aumenta a medida das pernas, deixando-as alongadas. (Talvez foi daí que surgiu o padrão de modelos de passarela super altas).


Os croquis são os desenhos que estilistas fazem para suas coleções. Neles, seguem as proporções estilizadas e os looks aparecem completos, com detalhes importantes, como rendas, bordados e similares. Pode-se até acrescentar pedacinhos dos tecidos que se tem intenção de usar para a roupa. O croqui é o projeto da roupa a ser fabricada.


O desenho técnico é a planificação da roupa, de onde são tirados os moldes. Esse tipo de desenho obedece às regras de traçado e deve ser muito preciso e bem feito, pois é uma importante etapa da confecção. Também deve conter todos os detalhes e informações para a produção.


A ilustração de moda é na, minha opinião, o tipo mais livre de desenho. Aqui as proporções podem ser até mais estilizadas que as dos Croquis. Isso depende do estilo de traço de cada artista. A razão desta característica é que a ilustração transmite a essência da roupa, o conceito da coleção e outros aspectos subjetivos.


Ah!

Lembrando que, para um desenho de moda bem sucedido, seja qual for o tipo, é muito importante o estudo da anatomia humana. Não é porque os desenhos devem ser estilizados, que a anatomia humana se perde, quanto mais aprofundado esse estudo, mais rico em detalhes será o seu desenho. Não se esqueça, desenhamos para as pessoas vestirem.

Até o próximo post!

[imagens: google imagens, 100 years of Fashion Illustration, Figure Drawing for Fashion Design]

Um comentário:

Zoe de gaia disse...

Bonjour! Je m'appelle Robson, J'ai 25 ans, je suis styliste, j'ai eu mon diplôme à L'Université de L'État de Maringá (UEM). J'habite au Brésil, je dessine depuis toujours, je travaille avec la mode il ya 07 ans. Je voudrais montrer ma vision personnelle de la mode à Paris. Pour moi la mode n'a pas de nationalité et à cause de cela, je crois dans mes créations, et j'aime contester et séduire. Je suis toujours à la recherche d'une nouvelle forme de narration, et ainsi je construis ma fantaisie. Tout m'inspire, alors j'ai une grande facilité d'analyse, pour les images et aussi les messages... et je les transforme en collection. Une partie de mon processus créatif dans l'utilisation de l'harmonie des couleurs est le contraste qui cassent la dureté des formes en mettamt les idées en developpement. Mon regard est donc émotionnel, c'est pour cela que j'ai créé le blog: WWW.ZOEDEGAIA.BLOGSPOT.COM, où "ZOE" signifie vie, "GAIA" la terre, alors, ce mot veut dire "LA VIE QUI NAÎT DE LA TERRE".J' espère que vous apprécierez la visite

BISOUS