terça-feira, 24 de maio de 2011

O Desenho de Moda - Croquis


Complementando o texto de algumas semanas atrás, agora abordando cada tópico com um pouco mais de profundidade. Começaremos pelos Croquis.



Croquis são feitos pelo Designer de Moda e representam a roupa a ser fabricada. Portanto, este tipo de desenho deve ser bastante detalhado. Deve-se prestar atenção ao aspecto dos tecidos que se quer representar, a textura, a cor e principalmente o modo como fica o tecido no corpo (o que chamamos de caimento).

As técnicas a serem usadas no desenho também ajudam nesse ponto. Tecidos mais fluídos, leves, transparentes e brilhantes, por exemplo, ficam bem representados por tintas aquarelas, canetas hidrocor e similares. Já tecidos mais pesados e grossos, podem ser representados por lápis de cor e outras técnicas que não são tão facilmente misturadas. Mas, é claro que você deve escolher a técnica que se sente mais a vontade de trabalhar.



No Croqui, a figura humana tem bastante destaque, já que é sobre ela que a roupa é colocada, dando forma aos tecidos. O corpo, de certa forma, valoriza a roupa, dependendo da pose colocada. Não necessariamente a figura deve estar estática, quanto mais movimento, mais característico fica o desenho, dando movimento também ao tecido representado e uma idéia de como ficaria o produto final. Mas, não podemos esquecer que nosso Croqui representa uma figura viva: o corpo humano. Mesmo estilizado, deve ser harmonioso, sem exageros (deixe-os para as ilustrações ;D)

.
Outra parte muito, mas muito importante no processo do desenho é a pesquisa. Antes mesmo de começar a desenhar, é necessário pesquisar sobre o tema e os tecidos que se deseja representar, imagens variadas, não necessariamente de moda. A inspiração pode vir de lugares variados. E, se não se tem muita prática no desenho da figura humana, é interessante também pesquisar fotos de modelos, silhuetas e etc. Assim, o resultado final só tende a ficar melhor.

Referências : Elisabetta Drudi – Figure Drawing for Fashion Design;

Richard Sorger & Jenny Udale - The Fundamentals of Fashion Design;

Luciana Gragnato – O desenho no Design de Moda (Dissertação de mestrado).

[Imagens: Elisabetta Drudi - Figure Drauwing for Fashion Design, Google imagens.]

Bons estudos e boa pratica! ;]

Nenhum comentário: