Não sei ao certo quem as criou e nem onde são usadas, mas eu as encontrei no WeHeartIt.
Um arraso. Super inspirador.
Update: Achei o link original das imagens: Fantasyland Fashionista.
Tem muitos looks novos por lá, pra ver o tumblr é só clicar.
Croquis são feitos pelo Designer de Moda e representam a roupa a ser fabricada. Portanto, este tipo de desenho deve ser bastante detalhado. Deve-se prestar atenção ao aspecto dos tecidos que se quer representar, a textura, a cor e principalmente o modo como fica o tecido no corpo (o que chamamos de caimento).
As técnicas a serem usadas no desenho também ajudam nesse ponto. Tecidos mais fluídos, leves, transparentes e brilhantes, por exemplo, ficam bem representados por tintas aquarelas, canetas hidrocor e similares. Já tecidos mais pesados e grossos, podem ser representados por lápis de cor e outras técnicas que não são tão facilmente misturadas. Mas, é claro que você deve escolher a técnica que se sente mais a vontade de trabalhar.
No Croqui, a figura humana tem bastante destaque, já que é sobre ela que a roupa é colocada, dando forma aos tecidos. O corpo, de certa forma, valoriza a roupa, dependendo da pose colocada. Não necessariamente a figura deve estar estática, quanto mais movimento, mais característico fica o desenho, dando movimento também ao tecido representado e uma idéia de como ficaria o produto final. Mas, não podemos esquecer que nosso Croqui representa uma figura viva: o corpo humano. Mesmo estilizado, deve ser harmonioso, sem exageros (deixe-os para as ilustrações ;D)
Referências : Elisabetta Drudi – Figure Drawing for Fashion Design;
Richard Sorger & Jenny Udale - The Fundamentals of Fashion Design;
Luciana Gragnato – O desenho no Design de Moda (Dissertação de mestrado).
[Imagens: Elisabetta Drudi - Figure Drauwing for Fashion Design, Google imagens.]
Bons estudos e boa pratica! ;]
Na moda, o desenho tem funções diferentes, e, para cada função, um tipo de desenho diferente. Como esse é um post de introdução, serei breve na descrição, mas nas próximas semanas, os posts serão mais detalhados.
Bem, percebemos só de olhar para um desenho de moda, que nele a figura humana é estilizada: o corpo é constituído por 8,5 vezes a medida da cabeça, já a proporção “normal” de um corpo humano é de apenas 8 vezes a medida da cabeça. A meia cabeça a mais, aumenta a medida das pernas, deixando-as alongadas. (Talvez foi daí que surgiu o padrão de modelos de passarela super altas).
Os croquis são os desenhos que estilistas fazem para suas coleções. Neles, seguem as proporções estilizadas e os looks aparecem completos, com detalhes importantes, como rendas, bordados e similares. Pode-se até acrescentar pedacinhos dos tecidos que se tem intenção de usar para a roupa. O croqui é o projeto da roupa a ser fabricada.
O desenho técnico é a planificação da roupa, de onde são tirados os moldes. Esse tipo de desenho obedece às regras de traçado e deve ser muito preciso e bem feito, pois é uma importante etapa da confecção. Também deve conter todos os detalhes e informações para a produção.
A ilustração de moda é na, minha opinião, o tipo mais livre de desenho. Aqui as proporções podem ser até mais estilizadas que as dos Croquis. Isso depende do estilo de traço de cada artista. A razão desta característica é que a ilustração transmite a essência da roupa, o conceito da coleção e outros aspectos subjetivos.
Ah!
Lembrando que, para um desenho de moda bem sucedido, seja qual for o tipo, é muito importante o estudo da anatomia humana. Não é porque os desenhos devem ser estilizados, que a anatomia humana se perde, quanto mais aprofundado esse estudo, mais rico em detalhes será o seu desenho. Não se esqueça, desenhamos para as pessoas vestirem.
Até o próximo post!
[imagens: google imagens, 100 years of Fashion Illustration, Figure Drawing for Fashion Design]