quinta-feira, 28 de julho de 2011

Moda e música, uma relação eterna

O universo da moda e da música sempre estiveram ligados, não é de hoje. O estilo rocker, que vem reinando há algumas estações, vem provar isso. Desde muito tempo, a música inspirou a moda.

Nos anos 50, o “rei do rock” Elvis Presley influenciou a moda com suas jaquetas de couro, suas calças boca de sino, seus topetes com gel e suas enormes costeletas, formando um figurino diferente.


 Nos anos 60, os Beatles revolucionaram o universo musical com sua música e a moda com seus estilos de cabelo. No Brasil, a Jovem Guarda ditou as minissaias para as meninas modernas e as “hot pants”, shortinho que virou febre na época, além do visual colorido e geométrico.
 


Em 1971, a estilista Vivienne Westwood e seu sócio (e tbm marido, na época) Malcom McLaren fundaram sua primeira loja, a Let it Rock, inspirados pelo rock dos anos 50. Malcom era então produtor da banda Sex Pistols, uma das primeiras grandes bandas de punk existentes, e Vivienne criava roupas para eles e para o público marginalizado da periferia de Londres. Assim, criaram o que foi considerado o “uniforme punk”, um estilo que pretendia desafiar os preconceitos comuns sobre aquilo que a moda devia ser.


Os anos 70 também foram marcados pelas bandas e cantores com estilos extravagantes e exóticos, como o estilo camaleão de David Bowie, o grupo Kiss com seus rostos pintados, Secos e Molhados com as roupas malucas de Ney Matogrosso. A cantora Lady Gaga, ícone da música e moda atualmente, já disse inspirar-se no visual de David Bowie, em entrevista à MTV norte americana.



A grande diva Madonna e o cantor Michael Jackson inovaram os anos 80 e 90 com seus estilos próprios de se vestir e suas performances magníficas no palco. A cantora pop ditou moda com seus figurinos sensuais e escandalosos, mexendo com a fantasia de muitos marmanjos. Já o caçulinha dos Jackson Five abusava de brilhos e não dispensava jaquetas estilosas, geralmente pretas. O estilista da grife Balmain, Christopher Decarnin, creditou o renascimento da marca à influencia de Michael Jackson.









 Recentemente, a vocalista e guitarrista da banda “The Runaways”, Joan Jett, foi inspiração da coleção primavera/verão 2011 do estilista Jean-Paul Gaultier.



Também na primavera/verão 2011, o estilista Marc Jacobs trouxe uma coleção cheia de referencias à Donna Summer, rainha da disco, com cores vibrantes, flor nos cabelos, franjas, volumes e influencia direta do estilos dos anos 70.



Hoje em dia, o público jovem busca muita referência em cantores e bandas na hora de se vestir. Ídolos da música viram ícones fashion quase instantaneamente.
E pra vocês, que cantor, banda ou estilo musical inspira na hora de vestir???

Bjos,

Vanessa

2 comentários:

Nat Rozendo disse...

Adorei o post Vah!
Eu adoro o estilo rocker! Beijos!

Jéssica disse...

Aaai, tbm adore esse post! Música influencia e muito na hora de se vestir! huahua
Bjooks^^